Alguns especialistas afirmam que a ansiedade nos leva a comer mais; outros dizem que o problema gira em torno da tristeza que precisa ser compensada; há ainda os que relatam que a questão está na falta de amor próprio... A soma de todos estes fatores mais a baixa autoestima são responsáveis pela obesidade de grande parte das pessoas.
A reflexão é um processo temido por muitos e várias são as manobras que utilizamos para evitar contato com nosso mundo interior. Às vezes, preferimos evitar as prospecções por medo do desconhecido; em outros casos parece ser mais fácil jogar a culpa das próprias limitações nos outros.
Na verdade, todas estas manobras são defesas que dificultam o processo de crescimento interior e diminuem as chances do indivíduo de se libertar de suas dificuldades.
Quando o assunto é a obesidade, reflexão e autoconhecimento são armas poderosas para resolver os conflitos emocionais que contribuem para o excesso de peso. A saúde do corpo está intimamente associada à saúde da mente, e o conhecimento do interior ajuda o indivíduo a atingir seu objetivo quando busca o emagrecimento. Além, é claro, de manter-se num estilo de vida mais saudável, como alimentação equilibrada e atividade física.
Eu, Keli Salvadori, posso oferecer no ‘Espaço Sinta-se Bem’ variadas técnicas que ajudam a mulher a elevar a autoestima, reservar um momento de reflexão e cuidados para com ela mesma. As terapias alternativas são capazes de cuidar não só do corpo como também da alma, tornando o processo de reflexão produtivo e fazendo com que uma mulher disposta às mudanças possa ir além das conclusões superficiais.
De nada adianta concluir, por exemplo, que a baixa autoestima leva a boicotar o emagrecimento e a nos manter com um corpo indesejado. É necessário ir além, indagando-se sobre as origens da falta de amor próprio.
Em geral, o desejo de conhecer mais sobre os conflitos e ansiedades que nos rondam remete a experiências da infância, vividas com os mais próximos. Muitas lembranças são prazerosas, mas algumas podem vir acompanhadas de dor e angústia.
Quando o desejo de alcançar um grau mais profundo de autoconhecimento sobrepõe à acomodação, é preciso procurar ajuda, isto inclui um profissional preparado para acompanhar o processo de descoberta interior, que ofereça o suporte necessário e a melhor técnica para a retomada das atitudes que proverão as mudanças necessárias, inclusive as que podemos fazer diante do espelho.
Ao iniciar o ano: Sintonize-se e Sinta-se Bem!
O conhecimento de si é capaz de oferecer uma interpretação mais clara das dificuldades e limites que a mente nos impõe. Dessa forma, o objetivo passa a ser planejar e traçar metas, encarar definitivamente um bom regime, com acompanhamento nutricional e emocional e transformar quatro paredes e um sofá num universo sem fronteiras.
A dica é assumir definitivamente o controle da própria vida e recuperar o prazer do convívio e da liberdade de ser você mesmo. Acredite você consegue!