Como anda sua auto estima?

Primeiramente, auto-estima é a capacidade de gostar de si mesmo, se valorizar, é a forma como você se sente a respeito de si mesmo e seu comportamento diante de questões referentes a sua vida profissional, sentimental e emocional. A auto-estima fortalece, dá energia e motivação. Ela nos inspira a obter resultados e nos permite a sentir prazer e satisfação diante de nossas realizações.
A auto-estima pode ser elevada ou baixo, mas vale ressaltar que ela é um processo de autos e baixos ao longo da vida.
Com uma auto-estima elevada a pessoa sente-se confiantemente adequada à vida, competente e merecedora. Com uma auto-estima baixa sente-se inadequada à vida, errada, não sobre este ou aquele assunto, mas errada como pessoa.
Ninguém está livre de uma auto-estima baixa. Ela pode surgir a qualquer momento, dependendo da situação e em qualquer fase da vida. Às vezes, a auto-estima baixa pode se manifestar apenas em algumas áreas, por exemplo: você pode ter uma auto-estima elevada na área profissional e uma auto-estima baixa na afetiva.
Quanto maior a nossa auto-estima, mais desejamos crescer emocionalmente, e espiritualmente. Quanto mais baixa nossa auto-estima, menos aspiramos fazer e é provável que menos realizemos.
Com uma auto-estima elevada, é mais provável que consigamos persistir diante das dificuldades. Com uma auto-estima baixa é mais provável que desistamos sem dar de fato o melhor de nós.
O valor da auto-estima não está apenas no fato de ela permitir que nos sintamos melhor, mas pode permitir que vivamos melhor. Quanto mais sólida for a nossa auto-estima, mais bem preparados estaremos para lidar com os problemas que surgem em nossa vida pessoal e profissional; mais rápido conseguiremos nos erguer depois de uma queda; mais energia teremos para recomeçar. Assim como um sistema imunológico saudável não é garantia de que a pessoa nunca ficará doente, mas torna-a menos vulnerável a doenças e mais bem preparada para combatê-las, assim auto-estima saudável também não é garantia de que a pessoa nunca sentirá ansiedade e depressão diante das dificuldades da vida, mas torna-a menos suscetível e mais bem equipada para suportá-las, dar a volta por cima e superá-las.
Pense: Como anda minha auto estima?!!
Voce é capaz e se auto analisar!!

Força e Luz!
Keli Salvadori